NPS - Net Promoter Score
O Net Promoter Score(NPS), é uma métrica atribuída por clientes e que pode ajudar bastante no desenvolvimento de empresas .
O NPS metrifica a satisfação dos clientes. Essa métrica possui algumas vantagens interessantes como a facilidade de uso, agilidade e simplicidade, o que a torna viável para empresas de diversos portes e nichos.
Dentro do NPS, as consultas aos clientes são fundamentais. Essas consultas podem ser feitas através de duas perguntas:
De 0 a 10, o quanto você indicaria nossos serviços ou produtos para um amigo ou conhecido?
Por que você deu essa nota?
Essas perguntas podem ser modificadas e novas perguntas podem ser inseridas nessa coleta. Essa consulta é importante também para a coleta de feedbacks.
Em algumas empresas, essa coleta alimenta três dados importantes. Esses dados são:
A satisfação do cliente quanto ao produto ou serviço prestado;
A satisfação do cliente quanto ao relacionamento com a empresa (atendimento e atualizações);
O quanto o cliente indicaria a empresa, produto ou serviço para outra pessoa.
Além das perguntas quantitativas, é importante manter um espaço para o cliente expressar sua opinião de forma qualitativa.
O objetivo do NPS é conflitar visões. O que se vê dentro da rotina de uma empresa e fora dela, é diferente e os feedbacks expõem essas diferenças. Essas coletas são importantes para que a empresa consiga atuar em melhoria alinhadas com o que seu público.
O cálculo do NPS considera os extremos das avaliações. É feita a subtração da porcentagem das avaliações promotoras pela detratoras.
O resultado do cálculo do NPS é alocado em zonas que dão ideia sobre seus clientes e o avanço de uma zona para outra demonstra o aumento do número de clientes promotores.
Por fim, o NPS é uma métrica que representa muito mais que apenas o resultado de uma conta. A melhoria dessa métrica representa o compromisso em melhorar suas soluções e seu relacionamento com seus clientes e é o resultado de um trabalho interno contínuo, para potencializar a experiência do cliente e alcançar resultados mais relevantes e significativos.
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